Uma centena de jovens estudantes de Cascais, Oeiras e Sintra apresentam ao público, a 19 de abril no Mercado da Vila, as 20 miniempresas que criaram na sala de aula no âmbito da “Feira Ilimitada de Cascais”, promovida pela DNA Cascais e Junior Achievement Portugal, cujo objetivo é angariar parceiros de negócios para estes jovens empreendedores.
Durante o ano letivo estes 100 jovens empreendedores do ensino secundário e profissional criaram um conceito inovador, pesquisaram e informaram-se sobre o mercado. Posteriormente, desenvolveram um plano de negócios. Agora, na “Feira Ilimitada de Cascais”, das 10h00 às 17h00, procuram parceiros de negócio e apresentam-no a potenciais investidores.
Para Luís Matos Martins, Diretor Geral da DNA Cascais esta parceria com a Junior Achievement Portugal possibilita à DNA Cascais promover o empreendedorismo jovem através de um formato inovador, extraindo o conhecimento e a visão internacional da Junior Achievement.
“A maioria das miniempresas selecionadas nasceu em escolas cascalenses. Ora, isto demonstra bem o papel que a DNA tem desenvolvido junto dos alunos nos últimos 10 anos através do nosso projeto Escolas Empreendedoras. Resultados que dão excelentes perspetivas quanto ao empreendedorismo jovem, atendendo à nomeação de Cascais para Capital Europeia da Juventude em 2018”, acrescentou.
Já para Erica Nascimento, CEO da Junior Achievement Portugal, nesta competição estão alguns dos mais promissores empreendedores da próxima geração que tiveram a oportunidade de, durante o ano letivo, perceber o funcionamento das empresas e as características que precisam de desenvolver para serem bons profissionais.
“Acreditamos que estes alunos estarão muito mais confiantes e melhor capacitados para entrarem no desafiante mercado de trabalho“, salientou.
Selecionadas por um grupo de jurados, as melhores equipas da Feira Ilimitada de Cascais passam para a final nacional do programa “A Empresa” que distinguirá, em maio, a melhor miniempresa nacional (Best Overall Company) do ano letivo 2015/2016 que, posteriormente, representará Portugal numa competição internacional de jovens empreendedores europeus (JA Europe Company of The Year Competition), em Lucerna, Suiça.
Sobre o programa “A Empresa”:
Alunos entre os 15 e os 25 anos criam uma miniempresa real com a ajuda de voluntários empresariais e professores. Fazem “brainstorming” para chegar a um conceito inovador. Pesquisam, informam-se sobre o mercado, desenvolvem um plano de negócios, procuram parceiros de negócio e apresentam-no a potenciais investidores. A ideia é desenvolverem capacidades de apresentação em público e comunicação.
Com o apoio e orientação de voluntários/consultores das empresas associadas da Junior Achievement, este projeto direcionado para o ensino secundário, profissional e progressão de estudos promove uma educação sobre conceitos de Economia, empresariais, laborais e digitais, fundamentais para o futuro destes alunos. Ao gerirem uma miniempresa real, aprendem como funcionam as empresas e desenvolvem competências pessoais como a autoconfiança, sentido de liderança, responsabilidade, trabalho em equipa e não aversão ao risco. Este ano letivo, participam no programa 5583 alunos de 18 distritos de Portugal.
Sobre a Junior Achievement Portugal:
Organização sem fins lucrativos, com programas de educação para o empreendedorismo destinados a jovens do ensino básico ao universitário que desenvolvem competências na resolução de problemas, criatividade, iniciativa, trabalho em equipa, organização, cidadania, responsabilidade pessoal, capacidade digital e visão de como funcionam as organizações.