DNA Cascais marca presença no 26.º Congresso Anual da European Business Network, em Enghien-les-Bains (Paris, França)
A DNA esteve presente no 26.º Congresso Anual da EBN – a rede europeia que reúne cerca de 150 Business Incubation Centres (BICS) com a certificação de qualidade EU|BIC.
O encontro realizou-se nos dias 5, 6 e 7 de junho em Enghien-les-Bains (região de Paris, França), tendo sido organizado em conjunto com a rede francesa de inovação RETIS e com o Val d’Oise Technopole, e reuniu mais de 600 participantes de 40 países diferentes, que tiveram oportunidade de trocar ideias, as melhores práticas e oportunidades de networking.
O congresso começou com as reuniões dos Grupos de Interesse Especial, focadas nas áreas temáticas de interesse para os membros da EBN. Os temas das cooperação e partilha de conhecimento e de novos serviços foram o foco destas reuniões, com encontros com os projetos de Future Emerging Technology (FET).
No segundo dia do congresso, vários especialistas da UE|BICs, empresas, startups e investidores debateram a “Cadeia de Valor da Incubação”, com a presença de representantes da Knowledge Capital e da Collier County, oradores convidados, que apresentaram seus ecossistemas. Ao mesmo tempo, as startups participantes tinham oportunidade de participar no Incobra Brokerage Event, que pela primeira vez ocorreu na Europa, com grande sucesso. Durante a tarde deste 2.º dia do Congresso decorreu a Open Startup Exhibition, em paralelo com sessões sobre incubação inclusiva – o projecto FIBIA – e internacionalização – com a Incobra, Near US e a Collier Count, terminando o dia com a Assembleia-Geral da EBN, na qual foi apresentada a nova direcção executiva, presidida pelo novo CEO Javier Echarri, e o novo Conselho da EBN.
O último dia do Congresso continuou com os Open Ecosystems Awards, que terminou com a votação dos melhores ecossistemas empreendedores. Os vencedores foram o Angers Technopole (França) obteve o primeiro lugar e uma iniciativa conjunta do País Basco (Espanha), a Bind 4.0, ganhou o segundo.
A comitiva portuguesa esteve presente não só com os representantes dos EU|BICS nacionais mas também com uma delegação da RIERC – Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro, que fizeram da representação portuguesa uma das maiores do encontro.