Decorreu ontem, no auditório da DNA Cascais a reunião de preparação do programa de escolas empreendedoras.
Nesta sessão demos a conhecer os programas com que a DNA Cascais trabalha o Empreendedorismo junto dos jovens do concelho, desde o Ensino Básico até ao Ensino Secundário.
Aproveitámos esta reunião para receber o feedback dos professores dos agrupamentos de escolas de Cascais, que nos faz querer tornar ainda melhores neste acompanhamento dos alunos.
Programas de Empreendedorismo Jovem a decorrer:
Palmo e Meio: Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências e atitudes empreendedoras. Criámos um livro com diversos exercícios para fornecer ferramentas e capacidades, para que um dia mais tarde os jovens concretizem os seus sonhos através da potencialização do talento de cada um.
Competências a trabalhar: Autoconfiança, Respeito, Responsabilidade, Criatividade, Cooperação, Trabalho em Equipa, Organização e Comunicação.
De forma proporcionar aos professores a possibilidade de melhor conhecer o programa e desenvolver um conhecimento base ao nível do empreendedorismo, do que irá ser desenvolvido em contexto de aula e articular as sessões com o plano de aula do professor será realizada uma reunião entre o professor e a equipa de projeto.
Em 2 Edições, participaram no programa 21 escolas, num total de 798 alunos.
Junior Achievement Portugal: A JA Portugal é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é inspirar e preparar os jovens para o sucesso numa economia global, através de 3 pilares: educação para o empreendedorismo, literacia financeira e desenvolvimento de competências. Os programas da JAP direcionados a alunos de várias idades são implementados em Cascais com a parceria da DNA Cascais.
Jovens Empreendedores: Este concurso que é destinado a estudantes dos estabelecimentos de ensino de Cascais, do 9º ano, do ensino secundário e profissional, visa despertar o espírito empreendedor entre os mais jovens, dando-lhes as ferramentas que permitam a criação do seu próprio negócio como carreira profissional.
Nos 2 últimos anos, apesar da pandemia nos ter dificultado um pouco os resultados, chegámos a 31 turmas, 716 estudantes que resultou num total de 97 projetos.