THE COOKERY CO.
Vanessa e Ricardo são os empreendedores por detrás do The Cookery Co. Um casal de médicos brasileiros que, em 2019, chegaram a Portugal com a ideia de empreender num projeto sustentável e que pudesse trazer um benefício real aos seus potenciais clientes.
A empreendedora Vanessa Balle conta-nos que sempre foi apaixonada por gastronomia e tinha vontade empreender na área. No sentido de se preparar para os seus objetivos, fez uma formação técnica de cozinha em Portugal. Já o empreendedor Ricardo Sanguinetti, além de médico, tem uma pós-graduação em Administração Hospitalar e dedica-se à gestão do negócio.
Área de Atividade
Alugamos cozinhas totalmente equipadas que cumprem todos os requisitos de produção para empreendedores da área da Gastronomia.
Como conheceram a DNA Cascais?
Conhecemos a DNA Cascais a partir de pesquisas online para o planeamento do nosso negócio.
Quais as vantagens do apoio dado pela DNA Cascais?
O apoio dado pela DNA Cascais tem sido fundamental para nos inserir na comunidade empreendedora de Cascais. Além disto, auxilia-nos sempre no planeamento e na divulgação do negócio. Num projeto novo, muitas vezes é necessário rever ideias iniciais e readaptar a proposta às realidades do mercado, algo onde também sempre nos sentimo apoiados.
Como surgiu a ideia de negócio?
Chegámos a Portugal com a ideia de empreender e avaliámos diversas opções. Sempre tivemos interesse pela Gastronomia e, ao estudar as regras de produção, percebemos que precisávamos de um espaço adequado. As opções disponíveis envolviam alto investimento inicial, com valores de trespasse que poderiam comprometer a saúde financeira do projeto. Pensámos que muitos empreendedores deveriam ter bons projetos na área e que precisavam de um espaço que oferecesse a oportunidade de iniciar de maneira sustentável e crescer juntamente com o negócio. Assim, nasceu a The Cookery Co.
Breve resumo sobre a empresa/projeto
Oferecemos 5 cozinhas completas, em dois diferentes modelos – cozinhas maiores, para uso exclusivo mensal para clientes com maior necessidade de produção, e cozinhas compactas que podem ser alugadas por turnos avulsos ou para uso exclusivo mensal dividido em 2 horários. Atualmente, recebemos empresas de produção de alimentos de diferentes áreas da Gastronomia, para produção e venda no mercado ou para delivery e take away.
3 fatores importantes para o sucesso:
Perseverança, resiliência e planeamento.
Quais as maiores dificuldades que encontraram? Como é que as ultrapassaram?
A maior dificuldade inicial que encontrámos, num primeiro momento, foi adequar a infraestrutura do espaço durante o período de pandemia. O fornecimento dos serviços de gás e eletricidade consumiu-nos muito tempo e investimento imprevisto. Depois disto, as maiores dificuldades certamente são a burocracia e os altos impostos.
Que conselho daria a um empreendedor que se encontre numa fase inicial?
O principal conselho que dariamos a um empreendedor numa fase inicial é: planeamento! Estude muito bem o mercado e a viabilidade da implementação da sua ideia dentro dos recursos que possui, contando que imprevistos acontecem sempre e que todo negócio precisa de um período de maturação para tornar-se rentável.
Saiba mais sobre o The Cookery Co. no seu Instagram e site oficial, e assista ao Reels e à Entrevista nas redes da DNA Cascais