A rúbrica “O Empreendedor” regressa agora com um novo convidado. Nesta curta entrevista, poderá conhecer melhor um dos empreendedores apoiados pela DNA Cascais, onde nos irá contar alguns dos “porquês” que explicam onde estão agora na sua vida profissional.
A mais recente convidada foi Sofia Pereira, reconhecida pela sua marca – Banga Swimwear.
Sofia Gonçalves Pereira é fundadora e também dona da marca, tendo consigo uma equipa completa e diversa. No atelier de confeção, em Lisboa, estão duas costureiras. A mãe de Sofia faz também parte da equipa da Banga, dando apoio na vertende do Design, mas também nos contactos com fornecedores e gestão de stock, existindo ainda mais um membro desta equipa que está responsável pelas entregas das encomendas.
Sendo piloto de linha aérea a ocupação principal da empreendedora, Sofia conta-nos que as suas viagens influenciam bastante na escolha de cores, padrões e feitios, e ainda lhe dão algum suporte no seguimento e adaptação a certas tendências.
“O contacto com diferentes culturas e tendências fortes no mundo da moda de praia acaba por ter um papel relevante de influência e inspiração – Brasil, Espanha, Sul de França, Itália entre outros.”
A ideia de criar a Banga Swimwear partiu de uma marca de roupa de praia que a mãe da empreendedora fundou há cerca de 3 anos, e que mais tarde se dissolveu. Deste negócio, a Sofia pôde retirar experiência e conhecimento sobre o setor, o que se tornou num fator decisivo para arriscar e avançar com o lançamento da sua própria marca.
O nome “Banga” surge inspirado numa dança tradicional filipina, única pela sua personalidade e história, onde mulheres Kalinga mostram a sua agilidade enquanto equilibram potes de barro no topo das suas cabeças. Esta dança fazia parte das suas rotinas diárias enquanto faziam o caminho entre os riachos e as colheitas de arroz, utilizando os potes de barro para armazenar água. Esta graciosidade, originalidade e dança alegre inspirou a criação da Banga Swimwear, uma marca versátil, única e original.
A pergunta agora recai sobre o que diferencia a Banga Swimwear de todas as outras marcas que existem no mercado neste setor. Sofia partilha connosco o facto de serem uma marca sustentável que apenas utiliza materiais reciclados na fabricação das suas peças – lycra reciclada Econyl, etiquetas de papel reciclado, sacos de pano em algodão orgânico ou de papel etc.
Têm uma produção que assenta no princípio de slow fashion – produção em quantidades pequenas, evitando assim o desperdício. Este método de produção traz uma consequência que pode ser vista como uma mais-valia para os clientes da Banga Swimwer, pois devido ao seu método de produção as peças tendem a ser mais exclusivas e únicas. Esta marca tem ainda uma produção 100% nacional – o atelier fica em Lisboa, com funcionários locais, que trabalham nos mesmos moldes e princípios que a marca defende.
Pode encontrar a Banga Swimwear online através do site, Instagram, Tiktok e Facebook. A marca está também presente em vários eventos, feiras e mercados. Agora no próximo dia 27 e 28 de maio estarão presentes no Summer Market by Stylista, e na primeira quinzena de julho, estará presente na Feira do Artesanato do Estoril, ambos no espaço FIARTIL.