“Podemos obedecer a um chefe, mas só o seguimos se for um líder”
Abraham Lincoln disse que “a maior habilidade de um líder é desenvolver capacidades extraordinárias em pessoas comuns”.
Enquanto o chefe tende a limitar-se a dar ordens, o líder opta por uma abordagem diferente e, além de ouvir os seus colaboradores e valorizar os seus contributos, apoia-os nos momentos mais complicados e trabalha conjuntamente com eles.
A gestão de pessoas é o ponto crucial da liderança, e, é exatamente a habilidade de gerir as competências dos colaboradores, que marca a diferença.
Um “líder” é alguém que inspira, motiva e orienta outras pessoas em direção a um objetivo comum. Um líder influencia positivamente, promove a colaboração e a participação ativa de todos. Tem uma excelente capacidade de comunicação, empatia, visão estratégica e toma decisões de forma assertiva. O termo “chefe” geralmente refere alguém que ocupa uma posição de autoridade formal, tem poder e responsabilidade para tomar decisões, dar instruções e supervisionar os trabalhadores, mas, nem todos os chefes são necessariamente líderes, porque tendem a concentrar-se apenas na autoridade formal e no cumprimento de tarefas, em vez de inspirar e motivar os que com ele trabalham, pois, na visão dele, trabalham para ele e não com ele.
Está mais do que provado que quanto mais motivado estiver um profissional, melhores serão os seus índices de produtividade e, os bons líderes não só sabem disso, como trabalham para manter satisfeitas as pessoas à sua volta.
Os líderes não se limitam a ordenar e nem sonegam informação ou poder. Optam por delegar responsabilidades aos seus colaboradores e acompanham e apoiam a evolução dos projetos, pois assim revelam confiança na sua equipa e, consequentemente, promovem a motivação.
A diferença entre líder e chefe é fundamental para entender as novas necessidades do mercado em termos de gestão de pessoas. Enquanto o pensamento crítico e a capacidade de análise são cada vez mais valorizados, o termo “chefe” pode ser visto de forma pejorativa.
Ao contrário do chefe que tende a substituir os profissionais que não o agradam, é excessivamente focado na autoridade e controlo, tem falta de visão, é results oriented e rígido, o líder acredita no potencial individual e aposta no crescimento de quem trabalha na organização, envolve-se, é um comunicador eficaz, inspira confiança, é empático, é bom ouvinte.
Um líder sabe delegar com empatia e autoridade, não se limita apenas a mandar.
Fomenta o pensamento crítico e participa ativamente nos trabalhos, enquanto quer conhecer e motivar os colaboradores a serem os melhores profissionais possível.
Na criação de uma empresa, tanto a chefia quanto a liderança desempenham papéis importantes e complementares, podendo a sua existência ser condicionada pela sua dimensão e pelas características de personalidade do empreendedor.
Para uma start-up, é fundamental ter uma chefia forte que possa alocar recursos adequadamente, lidar com os aspetos práticos e operacionais do negócio, mantendo a organização em funcionamento e garantindo que os objetivos sejam alcançados.
Ao mesmo tempo, a liderança desempenha um papel crucial no estágio inicial de uma empresa. Um líder inspirador pode estabelecer uma visão clara para a empresa, comunicar os valores e objetivos fundamentais, criar uma cultura positiva, promover a inovação, estimular o trabalho em equipa.
Assim, no arranque de uma empresa, é importante ter uma chefia forte, bem como uma liderança inspiradora, mas, numa start-up, a mesma pessoa, pode acumular a função de chefe e líder.
Independentemente de quem ocupe essas funções, é fundamental que a start-up tenha tanto uma liderança eficaz, bem como uma gestão competente, para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades de crescimento.
Um chefe pode tornar-se um líder, se apostar no desenvolvimento pessoal, na aprendizagem contínua e no desejo de se tornar um. Com humildade, vontade, empenho, coaching e uma mentalidade aberta para o autodesenvolvimento, é possível superar estas dificuldades e tornar-se um líder inspirador e eficiente.
A personalidade de cada um, pode desempenhar um papel importante na sua capacidade de ser um chefe ou um líder eficaz. Algumas características de personalidade podem facilitar o desenvolvimento de liderança, enquanto outras podem influenciar a abordagem de alguém como chefe.
Julho 2023