Assistente Virtual: a pessoa que ajuda Negócios a crescer
Surgiu recentemente, no mercado empresarial mundial – e, consequentemente, no panorama nacional –, uma nova profissão que se tem revelado uma enorme mais-valia no apoio diário aos pequenos negócios: a assistência virtual. Um assistente virtual é um profissional altamente qualificado que oferece mais do que o mero serviço administrativo. Oferece também serviços técnicos e criativos a empresas, trabalhando remotamente. É uma resposta adaptada à necessidade de flexibilidade e eficiência, combinando tecnologia e habilidades humanas para proporcionar um apoio contínuo sem as limitações de um local de trabalho físico. Trata-se de profissionais que oferecem mais do que o mero serviço administrativo.
Empresas de todos os tamanhos, mas especialmente as pequenas e inovadoras, têm percebido que este apoio tem diversos benefícios, nomeadamente:
- Redução de Custos, já que contratar um assistente virtual é significativamente mais económico do que manter uma pessoa a full-time. Assim, as empresas poupam em salários, obrigações acessórias, espaço no escritório e demais custos operacionais;
- Aumento da Produtividade, visto que com tarefas administrativas delegadas a assistentes virtuais, os empreendedores podem focar-se no que realmente importa – inovação e crescimento. A gestão de tempo torna-se, portanto, mais eficiente, permitindo que os negócios cresçam;
- Flexibilidade e Disponibilidade, dado que os assistentes virtuais trabalham de forma flexível, adaptando-se às necessidades específicas de cada empresa.
Para o assistente virtual, também existem bastantes mais-valias: a modalidade online permite liberdade horária e geográfica adaptada às suas necessidades, além de uma vasta diversificação de competências fruto das suas responsabilidades que, fomentando também o seu conhecimento, enriquece os negócios em que está envolvido.
Os empreendedores que se libertam das tarefas rotineiras (executadas pelos assistentes virtuais) ganham mais tempo e recursos que podem ser direcionados para a inovação, resultando em empresas mais ágeis e prontas para responder às necessidades do mercado.
A assistência virtual permite que pequenas empresas, muitas vezes com recursos limitados, tenham acesso a um apoio administrativo que antes era exclusivo das grandes empresas, ficando assim com mais uma ferramenta ao seu dispor e tornando mais justa a competitividade.
A contratação de um assistente virtual significa mais do que ter apenas uma ajuda extra: significa ter um parceiro estratégico que ajuda a estruturar e organizar o negócio, proporcionando uma base sólida para o crescimento sustentável.
Existe, no entanto, outra opção para quem sentir que não tem necessidade deste tipo de apoio permanente, que pretende analisar que processos podem ser otimizados para tornar o negócio mais organizado e perceber para onde estão a ser canalizadas horas e energia: a consultoria.
Este tipo de apoio permite reduzir os processos burocráticos, gerir melhor o tempo, analisar a forma como é organizada a informação e sinalizar e resolver pontos críticos.
À medida que esta tendência continua a crescer, é essencial que as empresas reconheçam e aproveitem as oportunidades que os assistentes virtuais oferecem. Menos tempo gasto com burocracia significa mais tempo para transformar ideias brilhantes em realidade.
Artigo by Ana Veiga. Saiba mais em https://anaveiga.pt/.