No dia 3 de junho, a Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, foi palco da grande final do Concurso DNA Cascais Escolas Empreendedoras. Este concurso de ideias de negócio, direcionado a estudantes das escolas do concelho, destacou-se pela criatividade e espírito empreendedor dos jovens participantes.
O programa, que teve início no mês de dezembro, está interligado com o programa “Arrisca uma Ideia”, voltado para o ensino profissional. Dois dos projetos apresentados na final foram desenvolvidos por jovens que participaram ativamente nesse programa, evidenciando a sinergia entre as iniciativas.
Ao longo das diversas fases do concurso, os participantes tiveram a oportunidade de submeter as suas candidaturas, passar pela seleção nas semifinais e, por fim, chegar à grande final. No total, foram submetidas 78 candidaturas, com a participação de 271 jovens diretamente no Concurso Escolas Empreendedoras e 52 jovens do Programa Arrisca uma Ideia, totalizando um conjunto de 303 participantes, dos quais, apenas 157 estiveram presentes nas semifinais, distribuídos por 24 equipas.
Na etapa final, foram 14 as equipas finalistas que se reuniram na Casa das Histórias Paula Rego para apresentar as suas ideias de negócio num pitch de 4 minutos. A competição foi avaliada por um painel de jurados composto pela Dra. Daniela Monteiro, Professora e representante da Universidade Europeia; o Dr. Fernando Barbeiro, CEO da SoftVoice; o Eng. Alexandre Castilho, CEO da Hidroibérica; o Dr. Francisco Banha, CEO da GESBanha e da GESEntrepreneur; e o Dr. Victor Afonso, Professor na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e dinamizador do núcleo de empreendedorismo da mesma.
Após a avaliação criteriosa dos jurados e também da votação do público presente, o grupo vencedor foi anunciado: Breacup. O produto que criaram é um copo produzido a partir de uma base polimérica feita através de amido, que, posteriormente, é misturada com algas. Estes componentes e as suas propriedades permitem que o copo seja compostável, tanto em ambiente doméstico como em contacto com o solo, e ainda é biodegradável.
Isto é possível através da combinação com partículas de algas desidratadas, originando uma composição única, com uma taxa de biodegradabilidade de 74% em apenas 45 dias, em condições controladas, e de cerca de 90% no período de 1 ano. Este copo pode ainda ser criado em diferentes formatos, com e sem estampagem, ou seja, seria um produto personalizável e facilmente adaptável a cada marca/empresa que queira comercializá-lo, como por exemplo, em eventos.
O Concurso DNA Cascais Escolas Empreendedoras provou mais uma vez o potencial empreendedor dos jovens de Cascais. A iniciativa visa estimular a criatividade, o espírito de inovação e o pensamento empreendedor entre os estudantes, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo dos negócios.