A rúbrica “O Empreendedor” regressa agora com um novo convidado. Nesta curta entrevista, poderá conhecer melhor um dos empreendedores apoiados pela DNA Cascais, onde nos irá contar alguns dos “porquês” que explicam onde estão agora na sua vida profissional.
A convidada desta semana é Camila Balbi, reconhecida pela sua marca – ROOTED Kombucha.
A ROOTED Kombucha procura revolucionar a indústria de bebidas, ao oferecer uma bebida probiótica como alternativa a outras açucaradas e vazias de nutrientes – “Afinal somos ou não o que comemos? Aliás, o que bebemos?” questiona Camila durante a entrevista.
A kombucha é uma bebida fermentada, feita a partir do chá preto ou verde adoçado, que passa por um processo de fermentação com a ajuda de uma cultura de bactérias e leveduras, conhecida como “scoby”. Esta bebida tem vindo a ser apreciada ao longo dos séculos em diferentes culturas devido ao seu sabor único e benefícios para a saúde, como por exemplo:
- Probióticos – sistema imunológico
- Antioxidantes – que ajudam contra o stress oxidativo e danos celulares
- Propriedades desintoxicantes – ajuda o corpo a eliminar toxinas
- Enzimas digestivas – digestão e absorção de nutrientes
- Efeito energizante – rica em vitaminas do complexo B e ácido fólico, que ajudam a promover melhor nível de energia e o humor
- Ácidos orgânicos (acético, láctico, glucurônico e cítrico) – propriedades antimicrobianas
Há vários aspetos que distinguem a ROOTED das outras marcas no mercado, disse-nos a empreendora. Para justificá-lo, Camila conta-nos que utilizam produtos premium e orgânicos, embalagens sustentáveis e práticas de produção eco-friendly. Na ROOTED, não pasteurizam, de forma a manter os benefícios para a nossa flora intestinal, não adicionam qualquer tipo de açúcar após a fermentação, nem mesmo a dos sumos naturais.
Este cuidado no processo de produção resulta numa kombucha de menor teor de açúcar e mais saudável.
“Temos muito orgulho no nosso produto!”
O mercado global de kombucha teve um crescimento impressionante nos últimos anos, com uma taxa de crescimento anual de 20% de 2016 a 2021, e a previsão é que esse mercado continue a crescer 22,35% nos próximos 5 anos.
Existem vários fatores têm impulsionado esse crescimento, tais como:
- A consciencialização sobre os benefícios para a saúde associados ao consumo de probióticos e alimentos fermentados, especialmente por ajudarem no aumento da imunidade
- Procura de produtos orgânicos e naturais
- Novas marcas a entrar no mercado com uma ampla variedade de sabores e opções, tornando o produto mais atraente para diferentes públicos
- Maior disponibilidade de kombucha em supermercados, mercearias, cafés e restaurantes
- O crescimento de lojas especializadas em produtos naturais e orgânicos
- Consciencialização do impacto negativo do consumo excessivo de álcool na saúde
Neste momento, a ROOTED Kombucha conta com mais de 60 parcerias estabelecidas, entre elas restaurantes, cafés, mercearias e supermercados. Contam também com a ajuda de um distribuidor dedicado as grandes superfícies e um market place para vendas fora de Portugal – já marcam presença na Suécia, Bélgica e Espanha.
A fundadora da marca admite ter sempre sido uma pessoa com bastantes ideias e com a capacidade de ver “the big picture”. Gosta de estruturar e construir, tirando prazer desse processo como sendo uma paixão sua. Com gosto por aprender e um traço de personalidade bastante curioso, Camila formou-se em Coach de Nutrição Integrativa, devido à ligação que tinha com o mundo da moda que, por consequência, exigia que a mesma se mantivesse sempre em forma.
No seguimento da sua formação, a empreendedora desenvolveu diversos workshops de alimentação saudável, retiros, consultorias para hotéis, e participou em feiras e eventos.
Fique a saber mais sobre a ROOTED Kombucha através da entrevista em vídeo, e consulte o seu site e redes sociais, Instagram e Facebook.