Bárbara Baganha, a empreendedora por detrás da 21 Wine is Food, estudou em Aveiro em ET e estagiou na Software Link em Atlanta. O gosto pelo contacto com o público incentivou-a para que a nível profissional, ficasse ligada à área comercial.
Em 2018, lançou um novo projeto de vida e assim surge a “21 Wine is Food”, situada em Cascais. Como dizia Fernando Pessoa, “Boa é a vida, mas melhor é o vinho”, e indo ao encontro das suas palavras, esta empresa oferece uma vasta gama de produtos de qualidade que prometem animar os seus dias.
A empreendedora foi convidada a responder a um breve questionário, onde nos contou alguns detalhes da sua empresa, de modo a conhecermos um pouco mais sobre a sua história.
Qual é a área de atividade da 21 Wine is Food?
A nossa área de atividade está relacionada com restauração e bebidas.
Como conheceu a DNA Cascais?
Quando comecei a pensar em criar algo meu, fui à procura de ajuda, não tinha nenhuma experiência nesta área nem sabia por onde começar. Encontrava-me no desemprego, pois a empresa americana onde trabalhava reduziu os efetivos, por isso o fator económico era muito importante e todas as pesquisas me direcionaram para a DNA Cascais.
Quais as vantagens do apoio dado pela DNA Cascais?
A DNA Cascais deu-me apoio técnico e ajudou-me a pensar no modelo de Negócio. Foram extremamente profissionais e fizeram-me sentir acompanhada durante todo o processo.
Como surgiu a ideia de negócio?
A ideia começou devagarinho, a crescer e a ganhar contornos, pois o que queria de início era criar um espaço diferente em Cascais, entre restaurante e Wine Bar.
Sempre adorei receber os amigos, e quis ter um espaço em que as pessoas se sentissem em casa.
Como resume a sua empresa/projeto?
O 21 Wine.Is.Food abriu portas ao publico em Dezembro de 2018.
É um espaço de vinhos e petiscos portugueses e é também um espaço de encontros… é tão acolhedor que as pessoas acabam a falar umas com as outras mesmo sem se conhecerem. Quis trazer o que de melhor nós Portugueses temos: a arte de bem receber e ao mesmo tempo valorizar o que é a nossa Gastronomia com um twist, vinhos, queijos e enchidos Portugueses.
Quais considera os 3 fatores importantes para o sucesso?
Vários fatores foram importantes para o sucesso do empreendimento, porém listo os três principais.
- CONCEITO
- TRABALHO
- PERSEVERANÇA
Quais as maiores dificuldades que encontrou? Como é que as ultrapassou?
Para além de criar uma equipa, a maior dificuldade, foi sobreviver à pandemia covid, com só 1 ano de existência (2019) a trabalhar e onde tive de apostar nos primeiros 4 meses para tentar consolidar o projeto, como aliás se faz no início de qualquer negócio.
Assim, quando em 2020 reabrimos, só tinha 2 mesas baixas na esplanada e uma pequena mesa alta com 2 bancos. O ambiente era de medo e de limitação de espaço e pessoas e, assim, para conseguir ultrapassar as limitações e trazer pessoas ao 21 Wine is Food criei eventos … trazendo o Fado de volta a Cascais, a música ao vivo… e tantos outros, como forma de combater a falta de esplanada e de limitação de espaços interiores.
Que conselho daria a um empreendedor que se encontre numa fase inicial?
Se realmente acreditarem no projeto / conceito nunca desistam, deem o seu tempo e invistam nas vossas ideias, porque temos de trabalhar muito, há muitas dificuldades que aparecem sem esperarmos, por isso é preciso acreditar que vai funcionar.
Encontre a Wine is Food no Instagram e Facebook, e assista ao Reels nas redes da DNA Cascais.