Decorreu, ao final da tarde do dia 21 de fevereiro, a final da 17.º edição do Concurso de Ideias e Negócios de Cascais, promovido pela DNA Cascais, que visa o desenvolvimento de ideias de negócio e a facilitação do acesso a fontes de financiamento, com o objetivo estratégico de dinamizar o empreendedorismo no concelho de Cascais.
Depois da receção de 40 candidaturas e ultrapassadas as diferentes fases do Concurso, o grande vencedor desta edição foi a Circular Foods, um projeto inovador que se propõe colmatar a falta de oferta de comida saudável no mercado, combatendo, no processo, o desperdício alimentar industrial até 85%.
José Maria Sarmento, Carolina Piloto e António Vidinha, pioneiros desta solução em Portugal, criaram já uma linha deiced-teas (RoyalTea) e de snacks de fruta saudáveis (Peels) que esperam que tenham grande impacto no mercado.
Por ter correspondido aos critérios de avaliação, principalmente inovação e impacto social e ambiental do projeto, o júri, composto por Rita Piçarra, André Matias de Almeida, Rute Sousa Vasco e Francisco Banha, decidiu que a Circular Foods iria receber o prémio monetário de €10.000, destinado à criação de uma nova empresa ou ao reforço do capital social caso se trate de uma empresa já existente. Quanto aos restantes projetos finalistas, vão poder contar com o apoio da DNA Cascais para a elaboração do seu plano de negócios e para poderem aceder, com condições especiais, ao seu espaço para incubação física ou, se assim o entenderem, à incubação virtual, de forma a melhor desenvolverem as ideias apresentadas.