Presidente da República saúda realização da Semana Global do Empreendedorismo em Portugal
A Semana Global do Empreendedorismo Portugal é lançada hoje como parte da celebração global de atividades empreendedoras e empresariais, conectando 165 países no mundo, 40.000 eventos e 10 milhões de participantes.
Com 108 eventos e 35 parceiros, a edição portuguesa da Semana Global de Empreendedorismo (GEW) 2016 apresenta o maior número de eventos já realizados em Portugal no âmbito da iniciativa GEW e representa também um dos melhores desempenhos na Europa, na relação da dimensão do país e número de eventos. O sucesso e relevância da iniciativa foram também reconhecidos pelo Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, que premiou a Semana Global do Empreendedorismo em Portugal com o seu Alto Patrocínio.
Veja a mensagem que S.Exa, Presidente da República, deixou à organização da GEN Portugal, da qual a DNA Cascais é parceira:
“Saúdo a realização da Semana Global do Empreendedorismo em Portugal, que é realizada em parceria com a Global Entrepreneurship Network (GEN), a maior rede mundial de empreendedores presente em 160 paises.
Esta iniciativa conta, há vários anos com o Alto Patrocínio da Presidência da República, ao mesmo tempo que a GEN é acarinhada por chefes de Esatdo do mundo inteiro. Isso não acontece por acaso, dada a dimensão e qualidade internacional dos programas, iniciativas e comunidaddes de empresários que promovem o empreendedorismo, todos os anos em Novembro.
E também não é por acaso que esta iniciativa de âmbito mundial se inicia em Cascais porque esta vila tem sido pioneira na reflexão sobre as tendências que mexem com a vida e os negócios dos empreendedores e no estabelcimento de laços entre líderes globais e nacionais.
Trata-se, afinal de homens e mulheres que fazem negócios com inovação e diferenciação- e encontram em Portugal uma plataforma ideal para desenvolver os seus projectos em rede, em segurança e com o apoio das autoridades nacionais aos investidores estrangeiros e, claro aos empresários nacionais que arriscam, investem e querem fazer negócios a partir de Portugal para o mundo.
Saúdo também o consórcio de entidades que constitui a GEN Portugal, num desafio lançado pela Kauffman Foundation: DNA Cascais, ANJE, TESE e as associações representativas das entidades de capital de risco, business angels e incubadoras em Portugal. Registo ainda a promoção de cerca de 100 eventos de norte a sul do país.
Tomei conhecimento da intenção de uma candidatura para que Portugal acolha em 2020, o Congresso Mundial de Empreendedorismo, com mais de 6.000 delegados de 160 países. Têm o meu total apoio para esta iniciativa.
Portugal é um destino forte e competitivo para a realização de congressos, no chamado turismo de negócios, mas este País é, acima de tudo, uma plataforma secular e segura de encontro de civilizações, culturas, gentes e negócios do mundo inteiro.
Por isso formulo votos de sucesso nesta discussão sobre o empreendedorismo à escala global, a partir de Cascais, num momento em que uma verdadeira “onda inovadora” chega à região de Lisboa através da Web Summit- e isso é bom para os investidores e empreendedores de todo o mundo e de Portugal.”
Lisboa, Palácio de Belém, 11 de Novembro de 2016
Marcelo Rebelo de Sousa