Saúde Animal 24: Start Up portuguesa lança a 1.ª linha telefónica de assistência em saúde veterinária
Agora todas estas dúvidas podem ter uma resposta rápida e à distância de um simples telefonema: a “Saúde Animal 24”, empresa apoiada pela DNA Cascais, é a primeira linha telefónica de assistência em saúde veterinária, que tem como principal objetivo esclarecer as dúvidas que surgem fora de horas, ou que não se enquadram no âmbito das consultas veterinárias. Disponível 24 horas por dia através do número 760 450 911, este serviço está preparado para responder a dúvidas dentro das áreas da nutrição, comportamento, intoxicações, viagens e ainda questões de saúde pública encaminhando os clientes, sempre que se justifique, para uma clínica ou hospital veterinário da sua freguesia de residência. Inovadora e pioneira em Portugal e na Europa, a linha Saúde Animal 24 é a solução que faltava aos pet lovers .
“Ao longo do meu percurso profissional, apercebi-me que os donos dos animais têm muitas dúvidas e que na maioria das vezes estas não ficam totalmente esclarecidas”, explica Carolina Rebelo, Médica Veterinária e fundadora da Saúde Animal 24. “Por acharem que o problema em causa não justifica a marcação de uma consulta, por se sentirem inibidos em perguntar ao médico veterinário, ou porque até ligaram para a clínica, mas o feedback acabou por chegar tardiamente havendo situações que ficam sem uma resposta atempada e adequada, podendo comprometer a saúde do animal”, afirma Carolina Rebelo. A par com estas inibições por parte dos cuidadores dos animais, um dos principais objectivos da Saúde Animal 24 é a aproximação da população aos Médicos Veterinários: “através do aconselhamento telefónico podemos alertar para os principais cuidados de saúde, incentivar a marcação de uma consulta/ida ao médico veterinário e demonstrar a gravidade e complexidade de uma situação que por vezes pode passar despercebida aos donos” conclui a Médica Veterinária.
A Saúde Animal 24, está disponível para todas as pessoas que têm, trabalham ou convivem com animais. As chamadas têm um custo de apenas 0,60€ + IVA, independentemente da sua durabilidade. “Para que os donos se sintam totalmente à vontade e sem restrições de tempo, criámos uma mecânica em que é a própria Linha Saúde Animal 24 que liga ao utilizador imediatamente após este entrar em contacto com o serviço. Na prática, assim que o utilizador liga para a Saúde Animal 24, a chamada é atendida, e uma mensagem de voz dá a indicação para que desligue o telefone, explicando que o serviço lhe ir ligar de volta imediatamente e sem qualquer custo acrescido. Desta forma o dono poderá esclarecer todas as suas questões por um valor mínimo sem qualquer restrição de tempo”, acrescenta a médica veterinária.
Desde que começou, a Saúde Animal 24 já recebeu mais de 8600 chamadas e salvou várias vidas. Em fevereiro de 2017 em parceria com a Associação Portuguesa de Surdos (APS), passou a disponibilizar um serviço especial de atendimento para a comunidade surda em que ao ligar em videochamada para a APS tem interpretação em língua gestual portuguesa. A Saúde Animal 24 também tem cooperado com várias corporações de Bombeiros ajudando na prestação de primeiros socorros primários aos animais.
Todas as informações sobre o serviço podem ser consultadas no site www.saudeanimal24.pt ou solicitadas por telefone. Também é possível saber mais sobre o serviço na página de Facebook (www.facebook.com/saudeanimal24).
SOBRE A FUNDADORA E EQUIPA TECNICA
Carolina Rebelo-Sócia Fundadora Formada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, tem como área de interesse as espécies pecuárias, nomeadamente a reprodução e ecografia reprodutiva de bovinos, ovinos e caprinos, com especial foco em inseminação artificial, fecundação en vitro e transferência de embriões. Foi responsável, durante três anos, pela aplicação, integração de planos e medidas de biossegurança em explorações pecuárias no âmbito do combate à salmonella/desinfecção.
Empreendedora por natureza, foi a impulsionadora de um dos primeiros seguros de saúde para animais em 2010, tendo criado nesse mesmo ano a primeira empresa de serviços veterinários ao domicílio, a Prime Pet. Em 2011 cria a Holly Pet, uma empresa particular de Serviços Fúnebres para Animais de Estimação.
Em 2016, para combater outra lacuna no mercado surge a linha Saúde Animal 24, primeira linha telefónica de assistência em saúde veterinária, Carolina tem a seu cargo toda a supervisão do serviço e consultoria técnica na área de animais de companhia.