DNA Cascais parceira da 5.ª edição do BIG Smart Cities, realizada em Cascais
A DNA Cascais foi parceira da 5.ª edição do BIG Smart Cities, competição promovida pela Vodafone e pela Ericsson que permite testar novas tecnologias em ambiente real. A fase de pré-aceleração dirigida às startups selecionadas, decorreu no Ninho de Empresas DNA Cascais, com a realização de diferentes sessões de mentoria com empresários de referência.
Esta competição foi criada com o objetivo de descobrir e apoiar ideias de negócio de base tecnológica que melhorem o dia a dia de quem vive, visita e/ou trabalha nos grandes centros urbanos. Cascais surgiu, assim, na linha da frente para se tornar o anfitrião desta experimentação, abrindo as portas do seu município para receber as mais variadas soluções smart das startups nacionais. A estratégia adotada nos últimos anos e consequentes iniciativas desenvolvidas, nomeadamente ao nível da mobilidade, eficiência energética e gestão de resíduos, fazem do Município de Cascais um bom exemplo do que pode ser uma cidade inteligente. Por isso, surge clara a opção por Cascais para a criação da primeira cidade experimental para startups em Portugal.
A grande vencedora da 5.ª edição do Big Smart Cities, conhecida na final realizada no passado dia 11 de julho foi a startup portuguesa Pavnext que está a desenvolver um equipamento para pisos rodoviários que extrai a energia cinética dos veículos e reduz a velocidade dos carros.
Nesta final, na qual a DNA Cascais esteve representada pelo seu Diretor Geral, Pedro Loureiro, foram ainda atribuídas mais duas distinções (no valor de 2500 euros) e uma menção honrosa:
Prémio Vodafone – Tram Grid, carregador rápido de veículos elétricos que se ‘alimenta’ das redes aéreas dos elétricos / comboios para gerar energia;
Prémio Ericsson – Smart Forest, solução de rede integrada de sensores, cuja informação pode ser facilmente consultada e utilizada para a mitigação do risco de incêndio;
Menção honrosa (Prémio do público) – Tibu, aplicação móvel que conecta viajantes independentes a pessoas locais com experiência.
Fotos: Sara Matos