Empresa DNA Cascais é distribuidor ibérico de sistema inovador de deteção e alerta precoce de incêndios florestais
Decorreu no passado dia 8 de fevereiro 2018, no Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais, Lousã, uma apresentação e demonstração do sistema ForestScan da Insight Robotics, pelo seu distribuidor ibérico Leitek Innovative Solutions. Para o efeito foram colocados diversos focos de incêndios a diversas distâncias com a colaboração do GIPS/GNR.
A Leitek Innovative Solutions, incubada no Ninho de Empresas DNA Cascais é o distribuidor em Portugal e Espanha da Insight Robotics. Atualmente tem uma parceria com a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial/Centro de Estudos de Incêndios Florestais (ADAI/CEIF) de modo a integrar módulos de simulação numérica de predição de evolução dos incêndios florestais, desenvolvidos por esta entidade, no ForestScan. O sistema tem vindo a ser testado com grande sucesso em vários países, com destaque na África do Sul e Canadá. Atualmente, a Insight Robotics tem sistemas implementados em larga escala em vários países, com enfoque na China e Indonésia, em regiões de orografia complexa. Portugal foi o país escolhido pela Insight Robotics para iniciar as suas operações em território europeu.
Neste evento estiveram presentes diversas entidades com destaque para os utilizadores finais como a GNR, Proteção Civil (Municipal) e Comunidades Intermunicipais. A demonstração constituiu um verdadeiro sucesso tendo o sistema conseguido detetar e alertar prontamente de forma automática focos de incêndio e colunas de fumo, bem como, as diversas “queimadas” que decorreriam na zona de cobertura do sistema. Todos estes eventos foram monitorizados após a sua deteção.
O sistema de deteção e alerta precoce de incêndios florestais da Insight Robotics é o primeiro no mundo a detetar fontes de calor tão pequenas como 2m2, o tamanho de uma única árvore à distância de 5km sem falsos alarmes. A sensibilidade dos seus sensores consegue comprovadamente detetar incêndios a distâncias superiores a 13 km de dia ou de noite, em algumas situações mesmo através do fumo.
O sistema combina sensores de imagem térmica avançada, câmaras de luz visível de alta definição, com algoritmos proprietários que permitem a deteção de fogos nascentes numa fase muito inicial e, assim, evitar que atinjam grandes proporções e se transformem num desastre.
O sistema da Insight Robotics, ForestScan é composto por uma rede de sensores robotizados InsightFD ligados a um centro de Comando. Cada “robot” efetua de forma autónoma a deteção e alerta automático de fontes de calor e de colunas de fumo permitindo a deteção precoce de incêndios florestais, proporcionando também, vídeo vigilância em tempo real. Durante a demonstração foi também possível apresentar as diversas funcionalidades do sistema como ferramenta de apoio à decisão, designadamente durante a fase de supressão dos fogos.
As câmaras térmicas têm um baixo custo de manutenção e conseguem penetrar em condições de visibilidade reduzida, permitindo que este sistema tenha a grande mais valia em relação aos sistemas de CCTV de videovigilância tradicionais, proporcionando ainda a monitorização dos incêndios durante a fase de combate e de rescaldo.