Em 13 anos de existência o concurso DNA Cascais Ideias e Negócios já envolveu 772 candidaturas, apresentadas por 2.284 participantes, tendo contribuído para o desenvolvimento de empresas de sucesso nacional, como são exemplo a Eggcellent (conceito inovador de restauração), Leitek (deteção e alerta automático de incêndios florestais com recurso a inteligência artificial e sistemas de suporte à decisão) e a Medbone (biotecnologia e exporta para mais de 20 países),entre outras.
Este ano recebemos 42 candidaturas das quais sairam os 5 projetos finalistas:
- Bloq.it – Cacifos Urbanos controlados através de uma aplicação móvel.
- Parqist – Plataforma colaborativa para ajudar os utilizadores a encontrar lugar de estacionamento.
- CityCheck – Aplicação móvel que permite às famílias com crianças jogarem jogos educacionais sobre os pontos de interesse que estão a visitar numa cidade.
- Blue Accessibily Chair – Cadeira acessível para a prática do desporto Standup Paddle.
- HugUs – Não Somos Lixo! – Transformação de desperdício têxtil em novos produtos, como por exemplo peluches.
Os projetos contaram com a avaliação de um painel de júris, constituído por Ana Cristina Galvão Melo do Banco Montepio, Armando Correia da AECC, Luis Correia da LC Consulting e José Vale do Iapmei, que elegeu o grande vencedor do concurso.
O vencedor da 13ª Edição do CINC – Concurso DNA Cascais Ideias e Negócios foi Marcos Prudencio com o projeto Blue Accessibility Chair, que consiste numa cadeira acessível para a prática de Standup Paddle e que conta também com uma App com várias funções entre elas o controlo do batimento cardíaco e partilha de testemunhos entre utilizadores, com o objetivo de criar uma comunidade. O promotor foi premiado com 5.000,00 Euros, os quais servirão para apoiar o desenvolvimento do projeto.
Durante a sessão contámos ainda com um momento protagonizado pelo IAPMEI, na pessoa do José Vale, acerca dos programas StartUP Voucher, Startup Visa e Tech Visa.
Muito merecido, o Marcos Prudêncio é um abnegado em proporcionar uma condição melhor, para aqueles que passam por momentos de exclusão social, esse projeto maravilhoso vai restaurar a alegria de milhares que passam agora a contar com experiencia maravilhosa de saborear o prazer da convivência com o Mar.
Parabéns Marcos , o Brasil se orgulha de vc.!!.