ESTORIL VILLAGE GUESTHOUSE
A empreendedora por detrás do negócio é Mónica Mota Peixoto, de 55 anos, nascida em Lisboa e residente no Concelho de Cascais desde 2010.
Frequentou o curso de Ciências Sociais na Universidade Autónoma de Lisboa, e depois veio a desenvolver a sua carreira como gestora comercial – Procurement & Purchasing Manager, numa multinacional, empresa da grande distribuição.
Atualmente é empresária do setor de Turismo e é a proprietária e gerente da Estoril Village Guesthouse, uma unidade de Alojamento local, localizada no Estoril, concelho de Cascais.
Área de Atividade
Turismo – Alojamento Local – Guesthouse
Como conheceu a DNA Cascais?
Indaguei online acerca do “Ninho de Empresas” da DNA Cascais, sabia que a maioria das Câmaras Municipais dão apoio aos empresários.
Quais as vantagens do apoio dado pela DNA Cascais?
Muitas vantagens! Desde o esclarecimento de todas as dúvidas até à elaboração do estudo de viabilidade de negócio e de todo o plano de negócio.
Senti desde o primeiro dia, de muitas reuniões na DNA CASCAIS, toda a disponibilidade e ajuda prestadas pelo Dr. Pedro Lourenço, a quem gostaria de agradecer publicamente. OBRIGADA!
Como surgiu a ideia de negócio?
Durante 25 anos da minha vida fui gestora numa multinacional, o que me permitiu viajar pelo mundo. Conheci muitas pessoas de outras culturas e fiquei sempre hospedada em hotéis muito diferentes. Aliado ao gosto das viagens e do convívio com pessoas, sempre adorei receber amigos em casa.
Surgiu a ideia de fazer o que gosto – receber pessoas em casa e abrir o negócio de Alojamento Local.
Breve resumo sobre a Empresa/Projeto
A empresa foi criada em maio de 2020, com o objetivo de fazer alojamento local. Trata-se de uma unidade hoteleira com 8 suites e diversos espaços de convívio, distribuídos por três edifícios. Localizada apenas a 500 metros da Praia da Poça, próxima do comércio local, de restaurantes típicos, Casino Estoril e transportes públicos, nomeadamente às estações de comboio do Estoril e São João – Linha de Cascais.
Os três edifícios, implantados num lote de 2.000 m2, foram construídos de raiz, respeitando todas as normas e legislação necessária para a atribuição de uma licença de Guest House.
Os quartos, todos em suite, têm áreas generosas, roupeiros embutidos, varandas e terraços, A/C, sistema de TV e internet de alta velocidade, e ainda, boa exposição solar.
A obra ficou concluída em dezembro de 2022 e está prevista a inauguração da Guesthouse em março de 2023.
3 fatores importantes para o sucesso:
– Planeamento e organização
– Acreditar no nosso projeto
– Determinação em fazer acontecer
Quais as maiores dificuldades que encontrou? Como é que as ultrapassou?
O tempo de construção foi muito superior ao previsto devido à pandemia – houve atrasos, quer pela falta dos trabalhadores na obra, quer pelos atrasos na entrega das matérias primas.
Originou a que o retorno do investimento feito demore mais tempo a recuperar.
Resta aguardar pela abertura da Estoril Village Guesthouse e receber os nossos hóspedes. Os indicadores são elevados no setor do turismo para este ano.
Que conselho daria a um empreendedor que se encontre numa fase inicial?
Os melhores conselhos são: ACREDITAR sempre no seu projeto, mesmo sabendo que por muitas dificuldades que possam surgir, serão ultrapassadas. PLANEAR bem o negócio. Ter AJUDA e suporte de técnicos credenciados, como eu tive da DNA Cascais – fica tudo mais fácil!
Saiba mais sobre a Estoril Village Guesthouse no Facebook , Instagram ou, brevemente, no seu Website.