KIKE SURF COACH
Enrique Lenzano, empreendedor de 42 anos e treinador de surf desde 2002, cria um escritório móvel para dar apoio à sua atividade como treinador, mentor e consultor deste desporto.
Área de Atividade
Desporto e Lazer através do Surf.
Como conheceu a DNA Cascais?
Conheci a DNA nos seus inícios, em 2008, ao candidatar um projeto para obter mentoria. Chamava-se “More Than Surfing”, e acabou por ter um enorme sucesso no mercado do ensino de Surf para jovens, do qual saíram surfistas como a Teresa Bonvalot e o Luís Perloiro, entre outros.
Quais as vantagens do apoio dado pela DNA Cascais?
As vantagens do apoio que tive por parte da DNA foi na organização, no planeamento e execução do plano de negócio – uma peça fundamental na criação de uma empresa.
Como surgiu a ideia de negócio?
A ideia surgiu da necessidade de ter mais privacidade em todos os locais de trabalho (as diferentes praias onde são lecionados os treinos). Ao ser uma profissão “móvel”, as instalações de um local de treino, ou escola de surf, costumam ser numa só praia, limitando a esse local toda a atividade de feedback técnico, assim como a análise de vídeo das respetivas sessões.
Durante mais de quinze anos fiz sessões de análise de vídeo em cafés, restaurantes ou carros pequenos, sempre expostos ao público presente ou no desconforto de ter cinco ou seis pessoas num carro a ver filmagens num ecrã pequeno. Assim surgiu a ideia de criar um escritório móvel que tenha um ecrã o suficientemente grande para poder ver as imagens com qualidade num ambiente calmo, com privacidade, sem estar exposto ao público.
Breve resumo sobre a Empresa/Projeto
A empresa chama-se Kike Surf Coach e presta um serviço de apoio técnico e desenvolvimento de skills para pessoas que pretendem melhorar o seu surf, através de sessões filmadas para analisar à posteriori. É um método super eficiente na evolução dos participantes. Existe uma vertente de treino e acompanhamento online com programas de curto, médio e longo prazo, consultoria e mentoria para escolas de surf, atletas e treinadores.
3 fatores que considera importantes para o sucesso:
– Profissionalismo
– Qualidade
– Saber o que o cliente procura, o mais importante
Quais as maiores dificuldades que encontrou? Como é que as ultrapassou?
Uma das maiores dificuldades foi idealizar a estrutura mais adequada, tendo em conta todos os fatores (financeiros, logísticos e práticos). Neste caso, durante meses, fui desenhando no chão com uma pedra da calçada o tamanho ideal para o escritório móvel, tendo em conta as dimensões disponíveis dos furgões, das diversas marcas existentes. Ia aos concessionários com uma fita métrica para tirar medidas e ajustar o meu plano, visitei mais de 9 sítios e tirei medidas a 5 marcas diferentes até chegar à conclusão do modelo que ia precisar.
A segunda maior dificuldade foi tomar a decisão de ser eu próprio a fazer a transformação da carrinha. A empresa que ia fazer a transformação aumentou o orçamento de forma considerável, muito além daquilo que me era possível pagar, o que me obrigou a ter que ser eu a fazer a transformação, aprender, pesquisar, comprar todo o material e mãos à obra.
Que conselho daria a um empreendedor que se encontre numa fase inicial?
O meu conselho para os empreendedores é que o empreendedorismo é um desafio constante e, por isso, que aprendam a ser felizes com o processo.
Saiba mais sobre o Kike Surf Coach e todos os seus contactos aqui.